Logotipo Acadêmica Agência de Comunicação - Comunicação da Ciência e Inovação

Agência FAPESP

Pesquisa aponta que molécula sintética ajuda a reduzir gordura visceral e melhorar o sono

Estudo feito em parceria por pesquisadores do Centro de Pesquisa Biomédica Pennington (PBRC, Estados Unidos), da empresa Proteimax Biotechnology (Israel) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) apontou que a ingestão de Pep19 ajuda a diminuir a gordura visceral e melhorar o sono de adultos obesos. 

TN Petróleo

HPG Lab é premiado no Prêmio Inventor Petrobras 2025 com patente inovadora em processamento sísmico

O High-Performance Geophysics Lab (HPG Lab), do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp, foi destaque no Prêmio Inventor Petrobras 2025, realizado no Rio de Janeiro no dia 19 de agosto. A equipe recebeu o reconhecimento pelo depósito da patente "Método para regularização de dados sísmicos por superfícies de ponto de reflexão comum e...

Estadão

Pilates é boa opção de exercício para quem quer ganhar músculos?

Ganhar força é aumentar a capacidade do músculo de produzir tensão, segundo Guilherme Artioli, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP) e colunista do Estadão. “O ganho de força está associado ao ganho de autonomia, redução do risco de queda, melhora do equilíbrio. Em termos de saúde, a...

TN Petróleo

CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integra múltiplos simuladores da indústria de petróleo

O Grupo de Pesquisa em Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (UNISIM), do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp, desenvolveu, com financiamento da Petrobras, um software que conecta simuladores de diferentes domínios da produção — do reservatório à plataforma.

Valor Econômico

Centro de pesquisas da USP vai criar "cartório" para créditos de carbono

Registradora vai assegurar que o crédito de carbono foi gerado por uma operação renovável, explicou Julio Meneghini, diretor científico do RCGI-USP.

CBN

Esta fruta acessível pode transformar sua digestão e prevenir doenças no intestino

A nutricionista Samira Bernardino Ramos do Prado, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), demonstrou que a pectina (um tipo de fibra solúvel) do mamão papaia maduro é capaz de inibir o surgimento de lesões pré-neoplásicas no intestino em ratos, que aparecem antes do desenvolvimento do câncer de cólon.