Um laboratório localizado no Centro de Estudos de Energia e Petróleo da Unicamp (Cepetro) vai aprimorar o conhecimento sobre as condições do pré-sal brasileiro, contribuindo com a descarbonização da produção na indústria.
“Ao reduzir a quantidade de PDMS, chegamos a um antiespumante que consegue prolongar a vida útil dos catalisadores, reduzindo os custos operacionais associados à manutenção e à troca frequentes”, explica Marcelo Souza de Castro, pesquisador associado ao Cepetro na Unicamp e um dos inventores da tecnologia.
O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp, com financiamento da Petrobras, está prestes a iniciar a terceira fase de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que visa aumentar o desempenho de antiespumantes durante o processo de separação de óleos e gases nas plataformas marítimas de produção.
O Recod.ai, laboratório de inteligência artificial associado ao Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro), da Unicamp, está criando uma ferramenta que busca facilitar o gerenciamento de reservatórios a partir de técnicas avançadas de aprendizado de máquina.
O Recod.ai, laboratório de inteligência artificial associado ao Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), da Unicamp, está criando uma ferramenta que busca facilitar o gerenciamento de reservatórios a partir de técnicas avançadas de aprendizado de máquina.
O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro), instituição de pesquisa lotada na Unicamp, vai sediar um centro de excelência para estudo de baterias.