O estudo é conduzido no Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) e busca desenvolver soluções inovadoras para separar gás natural e dióxido de carbono (COâ) em reservatórios offshore com alta concentração do gás contaminante, um obstáculo técnico que hoje limita a viabilidade econômica e operacional dessas jazidas.
Uma tecnologia desenvolvida em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), e a Universidade de Brasília (UnB) acaba de dar um salto importante rumo à aplicação industrial. Trata-se de um sensor não-invasivo capaz de medir, a partir da vibração de dutos, a fração...
O High-Performance Geophysics Lab (HPG Lab), do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp, foi destaque no Prêmio Inventor Petrobras 2025, realizado no Rio de Janeiro no dia 19 de agosto. A equipe recebeu o reconhecimento pelo depósito da patente "Método para regularização de dados sísmicos por superfícies de ponto de reflexão comum e...
O Grupo de Pesquisa em Simulação e Gerenciamento de Reservatórios (UNISIM), do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO) da Unicamp, desenvolveu, com financiamento da Petrobras, um software que conecta simuladores de diferentes domínios da produção — do reservatório à plataforma.
A empresa britânica PE Limited (Petex), referência mundial no desenvolvimento de softwares para engenharia e geociências, renovou e expandiu sua parceria com o Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) da Unicamp. Com a incorporação do novo pacote de softwares, o valor total acumulado em licenças doadas para ensino e pesquisa chega a 5.953.375,97 libras esterlinas.
Trata-se do Flow2Seis, um software que conecta automaticamente dados de sísmica 4D com modelos de reservatórios. Pesquisadores do Centro de Estudos de Energia e Petróleo (CEPETRO), da Unicamp, criaram a tecnologia com financiamento da Repsol Sinopec Brasil (RSB).