Logotipo Acadêmica Agência de Comunicação - Comunicação da Ciência e Inovação

Jornal da USP

“Nosso objetivo é que o Brasil tenha a liderança na transição energética”

O diretor científico do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa, Julio Meneghini, fala sobre os projetos inovadores em descarbonização para combater a emergência climática.

Estadão

Avanço científico pode multiplicar por 8 a oferta de biocombustíveis no Brasil

No Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RGCI), da Universidade de São Paulo (USP), mais de 600 pesquisadores atuam em parceria com instituições nacionais e internacionais em 60 projetos voltados à descarbonização da atmosfera.

Agência FAPESP

Drones permitem detectar queimadas e monitorar emissão de gases de efeito estufa

Por meio de um projeto apoiado pela FAPESP no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), financiado pela Fundação em parceria com a Shell, os pesquisadores avaliaram nos últimos anos o uso de drones para o monitoramento de gases de efeito estufa (GEE).

Veja

USP cria primeira estação do mundo capaz de produzir hidrogênio sustentável a partir do etanol

No coração da Cidade Universitária, no Butantã, funciona a primeira estação de conversão do mundo capaz de transformar etanol em hidrogênio de forma sustentável — uma iniciativa desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), que representa um passo significativo rumo à transição energética. Resultado de um investimento de 50...

Jornal Cana

Solução poderá reduzir perdas por contaminação na produção de etanol

O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) está finalizando um projeto de pesquisa que propõe uma solução inovadora para identificar contaminantes da fermentação, possibilitando a redução de perdas de eficiência na produção de etanol.

Agência FAPESP

Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período

‘Saldo negativo’ da proteção do bioma registrado entre 2022 e 2024 pode comprometer metas internacionais do Brasil, alertam pesquisadores do Inpe e colaboradores na revista Global Change Biology. O estudo teve apoio da FAPESP por meio do Centro de Pesquisa e Inovação de Gases de Efeito Estufa (RCGI)