TRABALHOS

28 a 30/09    14h30 às 15h00

Da prática à teoria

Serão apresentados 28 trabalhos, sendo nove a cada dia em sessões simultâneas de três trabalhos, entre 14h30 e 15h00. Todos terão dez minutos de duração. Com autores de todas as regiões do país, os trabalhos foram indicados por pares e selecionados pelo Comitê Técnico-Científico do Congresso. Eles se referem a sete áreas: digital, divulgação e educação científica, jornalismo científico, meio ambiente, multidisciplinares, pandemia, saúde. Coordenação de Trabalhos: Graça Caldas (Labjor-Unicamp).
 


DIA 28/09 – TERÇA-FEIRA
14h30

A divulgação científica nas mídias sociais: a experiência de 6 universidades públicas sediadas em SP (USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, Federal de São Carlos e Federal do ABC).  
Luciane Treulieb - Santa Maria/RS. 


Representações da mídia sobre declarações oficiais e ações políticas no Brasil durante a pandemia COVID-19.
Diogo Oliveira – Universidade Federal de Campina Grande/Cornell University.


Processos comunicacionais da pesquisa participativa na área ambiental.
Bruno de Peirro - IEE-USP

14h40

Relações de sentido sobre a vacinação no Facebook (2018). 
Natiely Rallo Shimizu – Labjor-Unicamp. 


Comunicação pública da ciência na Amazônia: Uma análise dos processos comunicacionais do projeto Ciência na Ilha em escolas ribeirinhas de Belém do Pará.  
Elissandra Batista - Universidade Federal do Pará.


A ciência dos memes e os memes sobre ciência: autoria colaborativa e divulgação científica na internet.
Kaio Eduardo de Jesus Oliveira – Universidade Tiradentes - BA
 

14h50

Difusão, divulgação e letramento científico como tecnociência solidária: a caixa-preta dos algoritmos e a percepção pública da ciência, tecnologia e inovação. 
Renato Aparecido Terezan de Moura – Universidade Estadual Paulista-Araraquara. 


Autoridade científica: uma proposta de análise a partir dos estudos de percepção pública sobre CT&I.
Vanessa Fagundes – Universidade Federal de Minas Gerais. 
 

DIA 29/09 – QUARTA-FEIRA
14h30

Jornalismo científico nas universidades: como estamos e para onde podemos ir? 
Graciele Almeida e Diogo Lopes de Oliveira – Universidade de São Paulo.


Individualização da responsabilidade na pandemia da COVID-19 no Brasil: explorando pontos cegos na construção de imaginários em saúde pública.
Renan Leonel, Universidade de São Paulo e Eidgenössische Technische Hochschule Zürich.


Ciência portátil: dispositivos móveis para a popularização da ciência.
Raimundo Ralin Neto – Universidade Tiradentes (BA). 


A divulgação científica no combate à desinformação sobre a COVID-19 através das Rádios  Universitárias 
Mariana Guenther, Yvana Fechine , Isaltina Gomes – Universidade Federal de Pernambuco


14h40

Ensino de botânica: uma abordagem com histórias em quadrinhos e pela via da pedagogia histórico-crítica. 
Maria Josiane da Silva Nery - Universidade Federal do Pará. 


 

Fake news, vacina e educação – Um olhar sobre o letramento midiático e informacional na escola. 
Cesar Gomes – Laboratório de Estudos Avançados de Jornalismo (Labjor-Unicamp).


14h50

Epidemias: um estudo sobre a cultura médico-científica na imprensa brasileira.
Claudio Antonio de Freiras Bandeira – UFBA.


Cultura científica e o papel do jornalismo científico frente às fakes news na ciência.
Mirian Barreto Lellis, Benedito Dielcio Moreira - Universidade Federal de Mato Grosso.


Amazônia em chamas: análise discursiva da cobertura da imprensa sobre meio ambiente (1975-2002). 
Luciana Miranda Costa - Universidade Federal do Pará. 


A comunicação pública na cultura científica do Brasil e Canadá: estudo comparado entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de Ottawa (UOttawa).
Adriana C. OMENA SANTOS - Universidade Federal de Uberlândia, MG - Universidade de Ottawa, ON.
 

DIA 30/09 – QUINTA-FEIRA
14H30

Desinformação em relação à Covid: como se espalha, quem cria, quem propaga. 
Dayane Machado – DPCT/IG/Unicamp. 


(Ainda) Criando o “terceiro entorno”. Revisitando os desafios e oportunidades da divulgação científica no meio digital.
Marcelo Sabbatini - Instituto Edumed Nordeste e Faculdade Integrada de Pernambuco. 


A divulgação científica como campo de pesquisa: as redes de autores no Brasil e na França em teses de doutorado. 
Mello Gomes, Isaltina - Universidade Federal de Pernambuco; Azevedo, José - Universidade do Porto; Neiva SantosIvone - Universidade do Porto; André, Daniel - Universidade Nova de Lisboa.

14h40

Divulgação científica em formatos radiofônicos: a experiência da revista Ciência Rural no contexto pandêmico. 
Maria Luiza De Grandi/ Elisa Campos Eduarda de Medeiros Paz/ Francine Rodrigues - Ciência Rural, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.


O papel dos vídeos de ciência na divulgação científica: o caso do projeto ScienceVlogs Brasil.
Raphaela Martins Guedes de Azevedo Velho –– Labjor-Unicamp.


A divulgação científica online sobre animais peçonhentos – um diálogo entre a Educação Científica intercultural, a Educomunicação e a Educação Museal. 
Rejâne Maria Lira-da-Silva - Universidade Federal da Bahia.
 

14h50

Jornalismo científico em tempos de pandemia na Amazônia: um estudo sobre o Portal A Crítica. 
Cristiane de Lima Barbosa - Universidade Federal do Amazonas. 


Jornalismo ambiental: características e interfaces de um campo em construção. 
Juliana Sampaio Pedroso de Holanda, Luciana Miranda Costa, Pietari Kääpä - University of Warwick, Inglaterra - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


O debate sobre vacina em redes sociais: uma análise exploratória dos links com maior engajamento.
Igor Waltz –INCT-CPCT/Fiocruz- RJ.
 


Confiança, atitudes, informação: um estudo sobre a percepção da pandemia de COVID-19 em 12 cidades brasileiras. Yurij Castelfranchi (UFMG), Luisa Massarani (INCT-CPCT/Fiocruz-Rj), Ione Maria Mendes (USP), Vanessa Fagundes (UFMG), Carmelo Polino (Universidad de Oviedo) e Bertha Maakaroun (UERJ).

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