Regulação de captura de carbono no Brasil é tema  de um dos livros lançados pelo RCGI este mês

Obras trazem artigos de 33 autores entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado.

 

No próximo dia 23 de outubro (quarta-feira), uma das equipes do Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) lança duas obras na Livraria da Vila, em São Paulo: A Regulação do Gás Natural no Brasil, organizado pela professora Hirdan Katarina de Medeiros Costa, e Aspectos Jurídicos da Captura e Armazenamento de Carbono no Brasil, organizado por Hirdan e Raíssa Mendes Musarra. O lançamento acontece das 18h30 às 21h30, com a presença de alguns autores e autoras que assinam artigos nos dois livros. A Livraria da Vila fica na Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista.

“Os livros são resultados do esforço e empenho de toda a equipe de pesquisadores. Sem o trabalho árduo de todos e todas seria impossível realizar essas obras”, ressalta Hirdan, coordenadora do RCGILex, plataforma que aglutina e analisa os marcos legais e regulatórios aplicados ao setor brasileiro de gás natural. Ela foi concebida no âmbito do projeto 21 do RCGI.

O livro A Regulação do Gás Natural no Brasil traz 21 autores e 15 artigos. “Acompanhamos de perto todos os movimentos regulatórios da indústria do gás nos últimos anos, por isso o livro reflete a pesquisa mais apurada e recente do País. Contamos também com a contribuição de importantes profissionais que atuam no mercado”, diz a professora.

Já o livro Aspectos Jurídicos da Captura e Armazenamento de Carbono no Brasil traz 14 artigos escritos por 11 autores, pesquisadores e profissionais igualmente qualificados, e mostra os resultados da pesquisa do grupo sobre o tema ao longo de dois anos. “Conciliamos com excelência a academia e o cotidiano da indústria. Estou honrada em organizar essas obras e ter o apoio de profissionais e pesquisadores tão dedicados à causa da disseminação do saber e da expansão dos resultados da pesquisa e da educação para toda a sociedade.”

As obras foram editadas pela Editora Lumen Juris e poderão em breve ser adquiridas pelo site: https://lumenjuris.com.br/

 

Sobre o RCGI: O FAPESP SHELL Research Centre for Gas Innovation (RCGI) é um centro de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Shell. Conta com mais de 320 pesquisadores que atuam em 46 projetos de pesquisa, divididos em cinco programas: Engenharia; Físico/Química; Políticas de Energia e Economia; Abatimento de CO2; e Geofísica. O Centro desenvolve estudos avançados no uso sustentável do gás natural, biogás, hidrogénio, gestão, transporte, armazenamento e uso de CO2. Saiba mais em: https://www.rcgi.poli.usp.br/pt-br/

 

 

****************************

 

ATENDIMENTO PARA A IMPRENSA:

Acadêmica Agência de Comunicação

(11) 5549-1863 / 5081-5237

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br