Brasil terá participação especial no Congresso Aerospace Technology 2016

Nos painéis técnicos, haverá espaço para apresentação de projetos desenvolvidos em cooperação com a Suécia. Interessados devem enviar seus papers até o dia 1/3.

O Congresso Aerospace Technology 2016, um dos principais eventos da indústria aeroespacial mundial, contará com uma sessão especial dedicada à colaboração Brasil-Suécia. O evento acontecerá na cidade de Estocolmo, na Suécia, entre 11 e 12 de outubro de 2016, e tem o objetivo de promover a pesquisa e o desenvolvimento técnico e industrial do setor aeroespacial. É organizado pela Sociedade Sueca de Aeronáutica e Astronáutica (FTF), em cooperação com o Programa de Inovação Estratégica Aeronáutica (INNOVAIR), a Academia Real Sueca de Ciências de Engenharia (IVA), com o apoio do Centro de Pesquisa e Inovação Sueco Brasileiro (CISB).

A edição deste ano terá como tema a “Tecnologia sueca aeroespacial em um mundo globalizado” A programação será dividida em sessões plenárias e painéis técnicos. Haverá também exibição de produtos e tecnologias aeroespaciais. Nas sessões plenárias, estão previstas palestras sobre o sistema de inovação aplicado ao setor, investimentos em P&D suecos na área espacial e seu impacto no desenvolvimento da sociedade, entre outros focados no ecossistema nacional. Os projetos desenvolvidos com o Brasil e outros parceiros serão apresentados nos painéis técnicos.

Os painéis serão norteados por tópicos, tais como: tecnologias sustentáveis; novos combustíveis; novos materiais e processos, como os híbridos, compósitos e nanomateriais; tecnologias em subsistemas e sistemas, como aviônica, autonomia, sensores e sistemas de gerenciamento; entre outros.

Os interessados devem submeter os papers até o dia 1º de março pelo site www.ft2016.se/. “Trata-se de uma excelente oportunidade para apresentação dos primeiros resultados do portfólio de projetos da cooperação Brasil-Suécia em Aeronáutica e Defesa e para a intensificação da sua rede de relacionamentos, pois além da oportunidade de interagirem intensamente com os suecos, há expectativas de que os pesquisadores brasileiros possam visitar indústrias e universidades suecas buscando parcerias futuras” destaca Alessandra Holmo, Managing Director do CISB. “O Congresso está, ainda, conectado ao 4th Brazilian Swedish Workshop in Aeronautics & Defence, que será realizado em 13 de outubro em Linkoping, mais um estímulo para os brasileiros aplicarem” ressalta.

 

Sobre o CISB

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem como objetivo de identificar, desenvolver e apoiar projetos de P,D&I que envolvam tecnologias avançadas em diversos setores. Seu modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios de inovação orientada por desafios, inovação aberta e hélice tripla. O CISB atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada por seus membros e parceiros dos dois países.