Abranet lança grupo de trabalho sobre governança

O anúncio da formação do grupo será feito durante a FutureNet,

encontro focado no segmento da Internet, que abrirá a Futurecom 2015.

Nunca se discutiu tanto assuntos referentes à governança da Internet. Temas como privacidade na rede, segurança, neutralidade, e-commerce, conectividade e outros estão na pauta do dia. Por isso, a Associação Brasileira de Internet (Abranet) anuncia a formação de um grupo de trabalho que vai discutir os aspectos mais relevantes nesse campo. Ele será composto por associados e seus resultados serão compartilhados com a sociedade, por meio dos canais de comunicação da entidade. O lançamento será no dia 26 de outubro, às 18h30, na FutureNet, evento realizado antes da abertura da Futurecom 2015, que acontece no Transamérica Expo, em São Paulo, entre os dias 26 e 29 de outubro.

A FutureNet é um encontro dedicado exclusivamente à discussões e apresentações focadas no segmento de Internet e reúne provedores e fornecedores para discutir as tendências tecnológicas. A participação na FutureNet é gratuita e aberta a todos, mesmo para quem não está inscrito na Futurecom. Para se inscrever, basta preencher os dados no formulário disponível no endereço http://pt.futurecom.com.br/pre-eventos#incricoes_abranet.

Outro destaque da programação da FutureNet é a apresentação de Antonio Moreiras, gerente de desenvolvimento e projetos do NIC.br. Ele falará às 13h30 sobre como o uso correto do IX.br pode trazer redução de custos e aumento de qualidade e confiabilidade para os provedores de serviços na Internet. Os Internet Exchanges foram concebidos para facilitar a troca de tráfego Internet local entre diferentes redes. Promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a internet brasileira.

Futurenet, a Abranet na Futurecom

A FutureNet tem programada, ainda, apresentações de diversas empresas. A China Telecom falará sobre sua presença no Brasil na abertura do encontro, às 11h. Após o brunch, às 13h, a Kerax Telecom apresentará um de seus produtos, as antenas Multi-Beam. Às 14h30, a Telecall vai falar sobre como provedores de internet podem incrementar receita e fidelizar clientes oferecendo telefonia móvel fixa com Serviço de Valor Adicionado (SVA) para seus assinantes.

A Alcatel-Lucent Enterprise apresentará às 15h a nova linha de Switches para Data Center com o recurso avançado Intelligent Fabric, recentemente premiada com o Best of INTEROP 2015, principal evento do setor de redes. A tecnologia, aplicada na automação de data centers, está sendo lançada na Futurecom pela One Linea e a Alcatel.

Às 15h30, a Cambium Networks vai falar sobre suas tecnologias para conexão, como os rádios, e suas aplicações, com destaque para o cnPilot, um conjunto de rádios Wi-Fi com gerenciamento na nuvem que será lançado pela empresa na Futurecom. Às 16h, será a vez da apresentação da Huawey, que vai mostrar soluções voltadas para provedores de internet, seguida pela da Wztech, com o tema “Soluções Juniper para backbones e datacenters”

A companhia irlandesa Openet vai ministrar uma palestra às 17h sobre como a plataforma o Sponsored Data, ou Dados Patrocinados, pode contribuir para geração de novas receitas, reduzição de custos operacionais e fidelização de clientes.

Na palestra das 17h30, o Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (Seinesp) vai discutir a importância do sindicato patronal. Na última palestra técnica do dia, às 18h, a Sunrise Net irá mostrar as vantagens de se adicionar a TV por assinatura em favor do provedor de internet, especialmente na fidelização de assinantes, oferta de novos serviços e consequente impacto no aumento de faturamento. Também vai apresentar soluções para transmissão de dados em cabos elétrico e coaxial.

A FutureNet termina com o lançamento do grupo de trabalho sobre governança da Internet, seguido de duas palestras relacionadas ao assunto: “Desenvolvendo padrões, informando a rede será o tema de Diego Vicentin, doutorando em Sociologia na Unicamp; e “Como o Brasil está debatendo a proteção de dados pessoais na Internet? será apresentado por Francisco Brito Cruz, diretor do InternetLab.

 

*****************************

Atendimento à imprensa:

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br

Erika Coradin – erika@academica.jor.br

Tels. (11) 5081-5237 / (11) 5549-1863