Poli/USP promove degustação de bolo feito em forno solar

O chef da cozinha será o professor da Universidade de Algarve, de Portugal.

Ele também mostrará como construir um forno com radiação solar.

Nesta segunda-feira (21/9), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), com o apoio da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), promoverá o “Encontro de Cozinha Solar à Brava com degustação de bolo assado em um forno que usa radiação solar. O ‘chef’ da cozinha será o professor Celestino Rodrigues Ruivo, do Instituto Superior de Engenharia da Universidade de Algarve, de Portugal, que também fará uma palestra sobre as potencialidades da cozinha solar.

Ele também ensinará como construir um forno solar. “Usando superfícies espelhadas, que possam refletir os raios do sol, caixa de papelão e placas de madeira, por exemplo, é possível construir um forno solar de baixo custo” explica um dos organizadores do evento, o professor Alberto Hernandez Neto, do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli. “A tecnologia pode ser uma alternativa interessante e sustentável para regiões mais remotas, como aquelas que usam diesel para ter energia, para quem não tem acesso à rede elétrica ou quer ter uma cozinha ecológica” explica.

Serviço: O evento será realizado no dia 21/9, das 9h30 às 12h30, na sala MC-02 do Departamento de Engenharia Mecânica da Poli (Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 380, Cidade Universitária, São Paulo).

************************

Atendimento à imprensa:

Acadêmica Agência de Comunicação – www.academica.jor.br

Erika Coradin – erika@academica.jor.br

Tels. (11) 5081-5237 / (11) 5549-1863