AVISO DE PAUTA: Workshop internacional debate corredores verdes

Workshop apresentará a experiência europeia com os SuperGreen Projects e as perspectivas de implantação de um corredor verde no Brasil.

Nos dias 15 e 16 de setembro, no Centro Universitário da FEI, em São Bernardo do Campo (SP), será realizado o Workshop Internacional sobre Corredores Verdes: Experiência Europeia e Perspectivas Brasileiras. O evento está sendo organizado pelo Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária (CILIP/USP), pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e pelo Lindholmen Science Park (LSP), da Suécia, com a participação de representantes da academia, indústria e governo.

Na ocasião, será apresentado o conceito dos SuperGreen Projects, iniciativa criada em 2010 pela Comissão Europeia com o objetivo de desenvolver soluções em logística e planos de ação para a implantação de corredores verdes. Estão sendo estudadas inovações em tecnologia, sistemas e gestão com foco em um transporte sustentável, não poluidor, de baixo custo, com alta qualidade de serviço, e que tragam competitividade para a cadeia do setor.

“No Brasil, sob a coordenação do CILIP/USP, está sendo realizado um estudo para avaliar os gargalos e as oportunidades na implantação de um projeto de corredor verde” afirma Fellipe Sabat, coordenador de Portfólio de Projetos e Parcerias do CISB. “Esperamos que a experiência europeia possa ajudar na formatação de um projeto similar” acrescenta.

O workshop deverá também abrir oportunidades de parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), principalmente entre o Brasil e a Suécia. No início do ano, pesquisadores brasileiros viajaram à Europa para conhecer in loco alguns projetos de corredores verdes. Um deles foi o Swiftly Green, que ligará a Suécia a Itália, e que conta com a participação do Lindholmen Science Park. Atualmente, nove projetos de corredores verdes estão em andamento na Europa.

Os palestrantes do workshop são stakeholders da área, sendo: Universidade Técnica da Dinamarca, Universidade de Tecnologia LuleÃ¥, Lindholmen Science Park, CILIP/USP, FEI, UFABC, Instituto de Tecnologia Vale, Scania América Latina, BNDES e ANTAQ. Veja a programação completa em: http://www.cisb.org.br/iwgc/

Sobre o CISB – www.cisb.org.br

O Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de identificar, desenvolver e apoiar projetos de P,D&I que envolvam tecnologias avançadas em diversos setores. Seu modelo operacional é inspirado nos parques tecnológicos suecos e baseado nos princípios de inovação orientada por desafios,inovação aberta e hélice tripla.O CISB atua como facilitador, catalisador e gestor da rede colaborativa formada por seus membros e parceiros dos dois países.